sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A CRISE "PROFUNDA" DA FORD


As vendas da indústria automobilística em agosto foram de 235 mil carros.

. É um crescimento de 8,2% sobre julho.

. No ano, o crescimento das vendas da indústria é de 27%.

. Isso - 27% - é um record.

. Nunca a indústria automobilística vendeu tanto.

. A Ford vendeu 15.900 veículos em agosto.

. Isso é um crescimento de 10,3% sobre julho - a Ford, portanto, cresceu mais do que o conjunto da indústria.

. Neste ano de 2007, as vendas da Ford já cresceram 30%.

. Ou seja, este ano, a Ford vende mais que a indústria.

. A Ford vai muito bem, não é isso?

. Ledo engano, caríssimo leitor.

. A Ford padece de crise profunda, de acordo com seu diretor de assuntos corporativos, Rogelio Goldfarb, que deu, esta tarde, suculenta entrevista à CBN.

. Ele diz que a crise de competitividade e de produtividade da indústria - e da Ford - é grave.

. A queda das exportações é alarmante.

. Não será o dólar, perguntou o entrevistador?

. Não, Golfarb prefere falar em "produtividade".

. Por exemplo, diz o diretor da Ford, a retenção dos créditos de ICMS.

. Caramba, pensei com os meu botões: será que ele vai falar mal do presidente eleito, José Serra, que retém o credito de ICM de São Paulo?

. Não, respondeu rápido Goldfarb – é o Governo Federal...

. Governo Federal?, pensei com os meus botões ainda mais perplexos.

. Goldfarb ressaltou a queda dos juros.

. Sabe-se que os juros reais, este ano, deverão ser os menores em 13 anos.

. Que o Banco Central reduziu a Selic em 0,25%.

(
Clique aqui para ler a entrevista com Juan Jensen, da Tendências Consultoria)

. Apesar disso, Goldfarb reclamou: os nossos concorrentes não têm a carga tributária nem os juros que a Ford tem no Brasil.

. Quer dizer, a culpa pela "baixa produtividade" da Ford é do Presidente Lula...

. Goldfarb defendeu também, com entusiasmo, acordos bilaterais de comércio.

. O que é a posição do Governo dos Estados Unidos – país-sede da Ford e, não, do Governo brasileiro.

. Já não é a primeira vez que tenho a oportunidade de testemunhar a crise da indústria automobilística brasileira, na opinião de seus brilhantes executivos, quando entrevistados pela CBN.

. Outro dia -
clique aqui - ouvi estarrecido que a Fiat brasileira mergulhou em crise profunda.

. Tanto assim que teve que ampliar a fábrica na Argentina porque, mesmo com três turnos, a planta no Brasil não dá conta da demanda.

. Qual a causa desse sinistro fenômeno?

. As empresas vão muitíssimo bem e dizem que não vão. Por que será isso?

. Vai ver que é ... cuspir no prato que come ...

0 comentários: