quarta-feira, 11 de junho de 2008

Amazônia, índios & ignorância

..... entrevista sobre a demarcação da reserva indígena “Raposa Serra do Sol”. O grau de ignorância demonstrado pelos “notáveis” periodistas sobre o tema em particular e sobre a Amazônia como um todo beira a raia do grotesco.

A maioria dos “notáveis” periodistas chegou ao cúmulo de dividir o conflito que opõe defensores e contrários à demarcação da reserva como uma disputa entre índios e brancos. Num país predominante mestiço essa dicotomia soaria como uma piada se não carregasse um extremado preconceito.

Outros, com a arrogância que tem notabilizado os nossos veículos de comunicação, especulavam se era justo tratar por índios “seres” humanos que falam português, se vestem à moda ocidental e são até diplomados em faculdades.


"...... é preciso ficar patente que os índios não escolheram as fronteiras para viver. Eles foram expulsos para essas regiões em decorrência das sucessivas incursões dos “brancos” – segundo os periodistas – ou dos colonizadores (termo mais apropriado) nas sucessivas batalhas que foram obrigados a travar. Ajuricaba, o herói indígena que derrotou os portugueses em sucessivas batalhas, era líder dos Manaós, que como o próprio nome sugere habitavam a região de Manaus. Não restou um único sobrevivente. Os Barés e outros grupos liderados por Ajuricaba hoje se concentram basicamente no alto Rio Negro, na fronteira com a Colômbia.

por Eron Bezerra , Engenheiro Agrônomo, Professor da UFAM, Deputado Estadual Licenciado, Secretário de Agricultura do Estado do Amazonas, Membro do CC do PCdoB.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=38506

0 comentários: