sexta-feira, 27 de junho de 2008

ENEM pra quem?

O principal objetivo do Enem é avaliar as habilidades e competências dos estudantes. Uma ferramenta para ajudar ao Governo Federal a mapear quais são as localidades que necessitam de maior atenção visando a melhoria do ensino. A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou. Aqui onde moro algumas escolas se dedicam uma semana inteira para estar revisando contéudos e assim fazendo com que os alunos atingem uma melhor nota. E pelo que eu saiba (posso estar enganada) uma escola do estado que tem boa pontuaçao dos alunos no Enem, são beneficiadas de alguma forma. Pelo menos isso acontece com a prova do Saresp
Então eu penso que diante disso a propria escola ja esta mostrando que seus alunos não estão preparados para irem bem nesta avaliação. Entendo então que assim fica dificil atingir os objetivos do governo.
Por outro lado uma vantagem do Exame é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos , o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.
O aluno por sua vez quer se preparar melhor procurando até cursinho para atingirem uma boa nota. Concluo então que: Se um a escola prepara seus alunos revisando conteúdos uma semana antes para a prova do enem e/ou alunos procuram cursinhos , o ensino então só pode estar ruim.
Desta forma fica dificil "avaliar" o ensino nacional! Então Enem pra que e pra quem?

Sandra Cantii

1 comentários:

de araujo luiz roberto disse...

menina incrivel, sou tao ruim de internet, que custei a te achar, mas te achei bonita e culta ja sei que e, seu blog e show!!! voce e demais. Abraco.