sábado, 19 de julho de 2008

Bullying


O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

Colocar apelidos - Ofender - Zoar Encarnar - Sacanear
Gozar - Humilhar - Fazer Sofrer- Discriminar- Excluir
Isolar - Ignorar - Intimidar -Perseguir- Assediar
Ignorar - Aterrorizar - Amendrontar -Tiranizar- Dominar
Aterrorizar - Bater - Chutar- Empurrar- Ferir
Quebrar pertences - Roubar


E onde o Bullying ocorre?

O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há jovens que estrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.

Saiba Mais

2 comentários:

Eliete disse...

Que horror!
Esse problema tem se agravado ultimamente, até as crianças do primário estão revidando aos ataques recebidos nas escolas, levando armas e matando os coleguinhas.É só abrir os jormnais.Cada escola deveria ter um ou mais psicólogo,bons coordenadores e a família estar atenta ao problema.

VALESCA disse...

isso me serviu muito pq eu tinha um trabalho de bullyng pra fazer