terça-feira, 30 de setembro de 2008

Assim como a Educação, Ética se aprende em casa.


Ética é um conjunto de preceitos morais que uma sociedade define como aceitável. Isso parece óbvio mas não é.
Durante milhares de anos escravizar pessoas foi considerado aceitável. Os portugueses que invadiram aldeias africanas para aprisionar famílias inteiras e colocadas num porão imundo de um navio não consideravam isso antiético. Os fazendeiros que compravam esses escravos também não. E a corte brasileira achava tudo normal.
Portanto a ética muda na medida que ficamos mais civilizados, mais atentos aos direitos de outros seres humanos.
O Brasil padece de um mal histórico, o da apologia a esperteza. Isso é endêmico, está em nossa cultura. Nós somos críticos em relação a quem se beneficia de algo por linhas tortas. Mas quanta gente estaria disposta a recusar a estes mesmos benefícios se aparecesse uma oportunidade?
Como cidadãos nós não reagimos com tanta indignidade quando a secretária do médico pergunta: Com ou sem nota fiscal? Uma indagação que o transforma em cúmplice de sonegação de imposto. Como o povo desde o século XVI nós furamos filas desrespeitando o direito de quem chegou antes. E como empregados não vemos problema em levar uma caneta da empresa para casa. Afinal o que custa uma caneta para uma empresa que fatura milhões por mês?
Os pequenos exemplos diários de esperteza são infinitos.
Para que a ética deixe de apanhar todo dia três cooisas são necessárias:
Falar e escrever muito sobre ela, como se vem fazendo
Punir com exemplos os faltosos, como não se vem fazendo
E cada um terá consciência de que atropelar a ética pode trazer pequenas vantagens individuais, mas causa enormes prejuízos coletivos.
A ética assim como a educação começa em casa!


Max Gehringer
Fonte

3 comentários:

Maria disse...

Oi passei para conhecer o blog
Abraços

Anônimo disse...

Pois é, isso mesmo, começa em casa. Tento sempre passar isso pra minhas filhas, assim como me foi passado pelos meus pais. E mais pais tivessem essa conciência teríamos com certeza um lugar melhor pra se viver.
Gostei muito do blog.
Tô linkando ele lá no Scene pra me lembrar de sempre dar uma olhadinha, ok?
Bjos

Milouska disse...

"A ética como a educação começa em casa" é uma máxima totalmente correcta. Infelizmente, hoje em dia poucas pessoas têm isso em mente...
Um beijo,

Milouska