quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bush convida Lula para reunião ampliada do G-8 em novembro

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta terça-feira (21) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o convidou a participar de um reunião ampliada do G-8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Rússia) no mês que vem, em local e data a serem definidos. Lula aceitou o convite. O telefonema ocorreu por volta de 17h e durou cerca de 15 minutos.

Bush disse a Lula que está interessado em discutir com líderes das maiores economias do mundo formas de evitar novas crises financeiras no futuro. O presidente americano não revelou quantos países serão convidados para o encontro. Também nesta terça-feira, Lula convocou uma reunião de emergência do Mercosul para discutir os efeitos da crise nos países do bloco. O encontro será na próxima segunda-feira, em Brasília.


Bush também quis informações a respeito da visita que Lula fez a Índia na semana passada. Ele estava interessado em saber se o mandatário brasileiro sentiu que havia um clima favorável, por parte da Índia, da retomada das discussões da Rodada de Doha. Em agosto, um impasse entre a Índia e os Estados Unidos enterrou a discussão sobre a flexibilização internacional do comércio.


Lula fez um relato otimista a Bush e lhe disse que sentiu um clima favorável por parte da Índia.

O presidente brasileiro é um dos maiores defensores para a conclusão da Rodada de Doha. O Brasil tem interesse que países europeus e os estados unidos eliminem ou reduzam os subsídios para os produtos agrícolas.


Mais cedo, o presidente Sarkozy disse que a reunião de cúpula deverá incluir o grupo dos oito países mais industrializados, formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá e Rússia, junto com a China, India, Brasil, África do Sul e México.


Fonte: O Globo

0 comentários: