sábado, 18 de outubro de 2008

Queijo francês tem o cheiro mais forte do mundo, dizem cientistas

Especialistas foram auxiliados por 'nariz eletrônico' no estudo Cientistas britânicos dizem ter estabelecido qual é o queijo que tem o cheiro mais forte do mundo.
Trata-se do tipo Vieux Boulogne, fabricado no norte da França.
Ele derrotou outros 14 concorrentes em testes realizados pela Universidade de Cranfield, na Grã-Bretanha.
Os cientistas utilizaram um “nariz eletrônico” para avaliar a intensidade do aroma de cada queijo, além de 19 especialistas humanos que também ajudaram a chegar à decisão.
Veto
O nariz eletrônico é um aparelho que possui sensores que detectam os diferentes aromas e transmitem as informações para um computador, que as analisa.
“Não houve uma relação óbvia entre a idade do queijo e o seu cheiro”, disse o pesquisador Stephen White, um dos participantes da iniciativa.
Segundo ele, a origem do leite usado na fabricação também não foi um fator determinante, ainda que os queijos de leite de vaca tenham dominado o ranking.
O cheiro do Vieux Boulogne, segundo os pesquisadores, se deve a uma reação da cerveja usada em sua fabricação com enzimas contidas no produto.
Ele deixou para trás até mesmo o Époisses de Bourgogne, um queijo com cheiro tão forte que foi proibido de ser levado em transportes públicos na França, onde é fabricado.
O cheddar inglês e o parmesão estão entre os menos aromáticos entre os queijos analisados


Fonte : BBCBrasil.com

0 comentários: