sábado, 25 de outubro de 2008

Dicas importantes para comentários

Até o momento, o Dihitt tem sido extraordinariamente bem sucedido baseando-se numa política de total liberdade de postagem.

Com certeza todos os que aqui vêm querem colaborar e escrever bons artigos.
Então pensei ser interessante postar aqui algumas dicas que acredito ser importante :

-Seja educado.
(Ninguém pode vê-lo ou saber como se sente. A ironia nem sempre é evidente, e as suas afirmações podem adquirir um tom grosseiro quando transmitidas através de um meio puramente textual.)

-Não ignore perguntas.
(Se alguém discordar do teu artigo, explique os motivos que o levou a pensar desta forma)

-Desista de uma discussão quando não tiver mais o que dizer; ou admita quando os seus argumentos forem baseados em intuição ou gosto. Se discordar com a mensagem de algum membro, você tem todo o direito de expressar a sua opinião livremente, mas faça-o com respeito e de forma ponderada... sem insultos ou ataques pessoais.
(Não faça com que outros discutam sobre uma posição que você não tem.)

-Esteja sempre pronto a pedir desculpas.
(Durante discussões animadas, frequentemente dizemos coisas das quais nos arrependemos. Não esconda este sentimento.)

-Esteja sempre pronto a aceitar um pedido de desculpas com educação, e não insista em continuar a discussão.


-Dê os seus elogios a quem merece. Todos gostam de se sentir apreciados, especialmente num ambiente onde a participação é frequentemente.

-Ajude a mediar as desavenças dos outros. (Não jogue mais lenha na fogueira..rss)

-Evite erros frequentes.

-Seja civilizado.

-Quando alguém publicar opiniões sem implicações práticas contra o artigo, é melhor ignorá-lo. E se acha que determinada mensagem não tem interesse para você, simplesmente ignore. Poderá ter interesse para outras pessoas

-Elogie, especialmente aqueles que não são seus conhecidos (quase todos gostam de saber que o seu trabalho é apreciado e desejado)

-Perdoe

Tenha em mente que se alguém discordar do seu artigo, não significa que:
(1) aquela pessoa o odeie,
(2) a pessoa acredite que você seja estúpido,
(3) a pessoa seja estúpida,
(4) a pessoa seja má, etc.
Nem sempre uma crítica ad hominem funciona.(aprendi hoje esta palavra hehe
Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia, ou erro de raciocínio, identificada quando alguém responde a algum argumento com uma crítica a quem fez o argumento, e não ao argumento em si.).Entretanto, em outros casos, fica apenas sem graça.

Fonte: Wiki Noticias (adaptado)

7 comentários:

Dymonte disse...

A única vantagem da discussão virtual é que não haverá agressão física. Mas o melhor mesmo é procurar ser sensato e saber recuar quando seus argumentos não forem mais suficientes.
Respeitar a opinião dos outros não quer dizer concordar com elas.
Parabéns pelo texto. Tem tudo a ver com nosso dia-a-dia na comunidade.

Abraços!

Unknown disse...

Dear Sandra

Com certeza as suas intenções são as melhores possíveis e tenciona claramente antes que surjam quaisquer mal entendido que ele se dissipe, principalmente quando podemos notar que as discussões sobre vários assuntos tendem a aumentar de acordo com os artigos apresentados, e vários "foruns" começar a surgir. É muito importante falar sobre um campo de idéias, e infelizmente nem todos pensam assim.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Sandra!
É estremamente desagradável quando alguém não tolera determinado assunto de um post, principalmente aqueles bem polêmicos e leva para o lado pessoal. Já tive oportunidade de ver isso num post teu onde tu afirmava claramente que aquilo não refletia a tua posição pessoal mas que tinha achado interessante o assunto. Essa pessoa foi muito mal educada. Gostei muito das tuas dica, infelizmente as pessoas que precisam entendê-las talvez nem as leiam até o fim. Parabéns pelo post!
Beijo.

Anônimo disse...

Sem dúvida, essas dicas são ótimas! O problema é seguir a risca e acertar sempre. Valeu! Abçs!

Consultor Previdenciário disse...

Suas dicas são importantes, muitas vezes o que escrevemos não expressa exatamente o que queremos dizer e pode parecer grosseiro a quem lê, por isso é importante reler o texto e mudar algumas palavras para que fique bem claro.

Fernando Claro Dias disse...

Caríssima Sandra, tudo bem?

Você foi muito feliz nsta matéria
dando povas de que pessoas como você tê o perfil do diHITT.
Faço questãode deixar em seu blogue minha opnião, pois é no blogue que rabalhamos e queremos ver bem pontuado e com visitas de qualidade.
Reconhecer o bom trabalho é sempre necessário.
Votei no diHITT e visitei seu blogue onde pretendo retornar mais vezes para aprender com quem sabe e gosta de ensinar.
ABRAÇOCLARO

Unknown disse...

Oi Fernando obrigada pelo seu comentario.Na verade eu sempre estou aprendendo com todos voces daqui, estou sempre aberta a novas ideias e opiniões.O objetivo é que todos se sintam a vontade e seja prazeroso estar participando de todos os artigos do DiHitt.
Muito obrigada
Abraços