sábado, 18 de outubro de 2008

Leite Cru

Quais são as conseqüências do consumo de leite cru para a saúde humana?
É permitida a comercialização deste tipo de leite?

O leite cru, ou seja, aquele que não passou por tratamento térmico, traz inúmeros riscos à saúde do consumidor. Algumas intoxicações e infecções como a tuberculose, brucelose, salmonelose, entre outras, podem ser transmitidas pelo leite que não foi tratado.

O tratamento térmico (pasteurização) elimina os agentes causadores dessas doenças com segurança. Isso significa que o leite comprado das carrocinhas, distribuído em latões, pode transmitir uma série de doenças para aqueles que o consomem. Por isso, devemos consumir somente leite tratado ou processado, de forma a garantir a ausência de agentes causadores de doenças. A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microorganismos, que podem causar doenças. Consiste em aquecer o leite a temperaturas entre 72 e 75 graus celsius, por um tempo que pode variar de 15 a 20 segundos. Após este tratamento térmico, o leite é resfriado a 5 graus celsius e, em seguida, é embalado e estocado em câmaras refrigeradas.

Leites pasteurizados devem ser mantidos em refrigeradores durante todo o tempo: na indústria, comércio e em casa. O consumidor deve ficar atento ainda para guardar o leite rapidamente na geladeira após o uso, porque quanto mais tempo o leite ficar fora da geladeira mais rápido perderá suas características. Todo leite consumido no Brasil deve ser pasteurizado, não sendo oficialmente permitido o consumo de leite cru. Para saber se o leite foi oficialmente inspecionado é preciso ficar atento aos selos de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal nas embalagens.


Beatriz Ulate, nutricionista

Fonte: Folha de Londrina

0 comentários: