segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Qual é a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista?

Curto e grosso:
-O psiquiatra é um médico,
-O psicólogo tem formação superior em psicologia
-O psicanalista é um profissional que segue a escola de análise mental criada pelo médico austríaco Sigmund Freud.

De semelhante, pode-se dizer que todos eles se dedicam a estudar a cabeça das pessoas. A partir de sessões de conversas com seus pacientes, o psicanalista se propõe a analisar suas mentes e ajudá-los a resolver seus problemas. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem escolher a psicanálise como suporte teórico para seu trabalho.

Por definição, a psicologia é o estudo científico do pensamento, percepção, emoção, aprendizagem e comportamento dos seres humanos. Isso quer dizer que o psicólogo analisa a forma com que as pessoas registram o mundo à sua volta.

"Ele pode usar a psicoterapia como seu instrumento de trabalho, mas ela é só uma das muitas formas de intervenção psicológica", afima Ana Mercês Bahia Bock, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Já a psiquiatria é uma especialização médica que busca tratar doenças mentais. O psiquiatra está apto a prescrever medicações e determinar internações.


Fonte: revista super

2 comentários:

Anônimo disse...

bom hein!
Colocou os pingos nos "i"s
Abraços,

Unknown disse...

Olá! Um detalhe importante...

Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem seguir a formação psicanalítica e obterem, também, o título de psicanalista. Só pode obter esse título de psicanalista e exercer a prática da psicoterapia ou análise, o psicólogo, o médico psiquiatra, ou o médico em geral (só não pode ser veterinário).

O psicólogo, dentre todas as especialidades da psicologia, poderá exercer após a graduação a prática da psicoterapia, desde que tenha concluído o estágio em psicologia clínica durante a graduação; porém a maioria dos psicólogos clínicos escolhe aperfeiçoar os métodos de psicoterapia em cursos de especialização ou formação após a graduação.

O psiquiatra, faz parte de uma especialidade médica (psiquiatria) e após a graduação em medicina, faz especialização em psiquiatria com ênfase em tratamentos com medicação psicoativa (remédios p/ os transtornos psiquiátricos). Porém, o psiquiatra, necessita fazer especialização ou curso de formação em alguma técnica psicoterápica p/ exercer a prática da psicoterapia, tendo em vista que o programa de especialização em psiquiatra dá mais ênfase ao tratamento medicamentoso (medicação psicoativa) para os transtornos psicológicos/psiquiátricos.

Traduzindo em “miúdos”, se você precisar ser submetido ao tratamento psicoterápico, procure um psicólogo clínico, ou um psiquiatra que tenha formação ou especialização em psicoterapia. Agora se vc precisar de medicação psicoativa, procure um psiquiatra, neurologista ou neuropsiquiatra.