quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Acúmulo de gordura na barriga aumenta risco de morte prematura

Acúmulo de gordura na barriga aumenta risco de morte prematura

A fita métrica é a mais nova ferramenta na luta contra os riscos associados à obesidade. É o que revelou um estudo europeu publicado nesta semana. Os profissionais de saúde podem determinar as chances de uma pessoa desenvolver doenças associadas ao acúmulo de gordura medindo a cintura dos pacientes.

Os pesquisadores confirmaram que o excesso de peso e a obesidade influenciam no risco de morte de um indivíduo, e ressaltaram que as pessoas que têm uma barriga muito grande -- ou seja, homens com mais de 120 cm de cintura e mulheres com mais de 100 cm -- sofrem um risco quase duas vezes maior de morrer prematuramente.

O Índice de Massa Corporal, que é calculado dividindo o peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado, continua sendo um importante alerta para indivíduos obesos ou com excesso de peso, mas agora este dado deve ser complementado pela medida da cintura do paciente.

De acordo com o estudo, o aumento de 5 cm no tamanho da cintura determina um risco 17% maior de morte para os homens, e 13% para as mulheres. O estudo foi feito ao longo de dez anos e contou com a participação de mais de 350 mil pessoas de nove países. Para os pesquisadores, a medida da cintura deve ser utilizada como uma "ferramenta" médica, mesmo em pessoas com peso normal

fonte:opiniao e noticias

0 comentários: