quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Computador eleva risco de miopia em crianças, diz estudo

Um estudo realizado pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), apontou que crianças que passam muitas horas ininterruptas em frente ao computador têm quase o dobro de chances de desenvolver miopia - um erro de refração da luz no olho, que faz com que a focalização da imagem ocorra na frente da retina, deixando as imagens mais distantes desfocadas.

Segundo o site TV Canal 13, o estudo, realizado com 360 crianças entre nove e 13 anos, revelou que a porcentagem de miopia verificada entre as que passavam longas horas sem desgrudar os olhos do monitor foi de 21%. No Brasil, nessa faixa etária, a prevalência de crianças míopes gira em torno de 12%.

De acordo com Queiroz, a dificuldade para enxergar de longe pode durar meses e, se os hábitos persistirem, torna-se um mal permanente. Ele acredita que a miopia acomodativa - esforço visual para enxergar de perto - seja a explicação para o maior número de míopes entre os viciados em computador e videogames.

"Há um aumento dos casos de miopia em todas as faixas etárias, mas tenho notado um aumento significativo em crianças. Claro que hoje temos recursos tecnológicos que favorecem o diagnóstico, mas acho que não é só por isso. Nunca a população começou a usar a visão de perto tão cedo quanto nas últimas décadas", disse o especialista.
Fonte: Portal Imprensa

0 comentários: