sábado, 15 de novembro de 2008

O que significa para você ser bem-sucedido?

Considerado por alguns como o mais bem-sucedido negociante de ações da Wall Street de todos os tempos, Jesse Livermore era conhecido por tomar decisões comerciais inteligentes. Por causa disso, ele acumulou uma grande fortuna. Usava os mais finos ternos feitos sob medida, morava numa mansão de 29 aposentos e andava num Rolls-Royce preto dirigido por motorista particular.

Muitos acreditam que ser bem-sucedido significa conseguir riqueza, popularidade ou fama. No entanto, os que têm prosperidade material podem, ainda assim, sentir um vazio no íntimo e achar que a vida não tem sentido nem objetivo. Pelo visto, essa era a situação de Jesse Livermore. Apesar da riqueza, sua vida foi cheia de desgostos, tragédias e tristezas, incluindo depressão, casamentos fracassados e um relacionamento frio com os filhos. Por fim, um dia, depois de perder grande parte de sua fortuna, Livermore sentou-se no bar de um hotel de luxo e lamentou o que havia perdido. Pediu uma bebida, pegou sua agenda com capa de couro e escreveu nela um bilhete de despedida para a esposa. Terminou de beber, entrou numa sala pouco iluminada e, de maneira trágica, tirou a própria vida.

Será que os que acham que ser bem-sucedido significa ter riqueza, posição ou fama estão enganados em pensar assim? Você se considera uma pessoa bem-sucedida? Por quê? Que critério você usa para chegar a essa conclusão? O que molda seu conceito sobre ser bem-sucedido?

Em vez de terem uma existência sem sentido nem perspectivas, os que são realmente bem-sucedidos encontram significado e objetivo na vida. Sua vida não se baseia nas condições instáveis deste sistema. Seus alvos resultam numa satisfação verdadeira e permanente, à medida que se centralizam no verdadeiro objetivo da vida.

0 comentários: