sábado, 1 de novembro de 2008

Dia Mundial do Vegano - 01/11

O veganismo é uma filosofia prática motivada por convicções éticas ou um estilo de vida com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.
Ideologia
Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".

Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos, o termo inglês vegan foi usado pela primeira vez em 1944, pela Associação Vegetariana Inglesa. Trata-se de uma abreviatura que parte da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. O mesmo em português, na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo, ou mesmo o original em inglês, vegan.

Muitos começaram sendo apenas vegetarianos (indivíduos que não comem carne), mas o grupo se separou da Associação Vegetariana Inglesa por deixar de consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal, e fundou a Vegan Society, Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "Promovendo meios para uma vida livre de produtos de origem animal, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta".

As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc.

Alimentação
Carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal, que envolvam sua morte ou exploração, não fazem parte de uma dieta vegana. Consomem-se basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.


Vestuário, adornos, etc
Artigos em peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim) são preteridos, pois implicam a exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).

Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza
Evitam o uso de remédios alopáticos, por serem obrigatoriamente testados em animais na maior parte do mundo. Podem optar pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo. Alguns não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis em caso de emergência ou urgência.

O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro ou cultura de tecidos. São divulgadas entre a comunidade vegana extensas listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.

Entretenimento
Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, são também alvo de críticas pois implicam em escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento.

Não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer "esporte" que envolva animais não-humanos. Muitos seguem o princípio político da não-violência.

Dia Mundial Vegano
O dia 1 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano, que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação.

Documentários
O número de adeptos tem crescido de forma gradual, com auxílio de vídeos que denunciam o Especismo, ensinam Direitos Animais.

Filmes como Meet your Meat ("Conheça sua Carne"), Earthlings ("Terráqueos"), Chew on This ("Pense Nisso") e o pioneiro brasileiro A Carne é Fraca, seguido de Não Matarás, têm causado polêmica e de uma forma geral ganhado adeptos em todo o mundo.

fonte:wikipedia

0 comentários: