sábado, 8 de novembro de 2008

Você é americano?

Pergunte isso a um brasileiro, qualquer um, pois com certeza ele dirá NÃO. Eu sou brasileiro.

Mas afinal, nós somos americanos? Claro que sim!!

Nós nascemos no Brasil, e obviamente somos brasileiros, mas e quanto a questão do continente onde a gente vive? Nós vivemos em um continente chamado 'América', então nós também somos americanos!! E por que ninguem percebe isso? Simples...

Os EUA se auto-intitularam os únicos americanos no mundo. Pense bem, puxe bem pela sua mémoria... Qual foi a última vez que você ouviu um brasileiro dizer que é americano? Nós somos brasileiros, mas também nascemos num continente chamado América e por isso somos americanos. Quem nasce nos EUA são estadunidenses e nasceram nun continente chamado América, portanto eles também são americanos. E então qual é o problema?

Eles querem 'ser' os únicos americanos do mundo, impondo sua cultura e hábito de vida aos outros países, e o que mais me deixa irritada, é que todos cometem esse erro, todos mesmo. Naquele programa jornalístico famoso, quantas vezes você ja ouviu frases do tipo: O exército americano invadiu tal lugar do Oriente Médio... bem não me lembro de nenhum país do Brasil ou da América Latina ter enviado tropas para o Oriente Médio...

Todas cometem esse erro: Seja nun programa jornalístico, de futebol, novelas, etc. Será que ninguem percebe isso? Ou não estudaram Geografia direito?

Então já que é assim o termo correto seria "norte-americanos" para os habitantes da América do Norte (de colonização predominantemente Britânica) e "latino-americanos" para os habitantes da América do Sul (de colonização predominante Ibérica).

Então se nós somos a República Federativa do Brasil e nosso continente é a América do Sul, somos sulamericanos e, os americanos do norte fizeram questão de desenvolver e prestigiar o continente deles, é assim que eu vejo.

Somos "Brasileiros" pois nascemos nos estados unidos do Brasil
Então "Americano" é quem nasce nos estados unidos da america
Então poderiamos tambem ser "estadunidense?
Que coisa heim!
By sandra cantii
fonte:.levelupgames(adaptado)

7 comentários:

Juan Trasmonte disse...

Isso mesmo Sandra, é o que eu quis significar quando eu postei bo meu blog aquela música do Rodrigo Bittencourt.
Por isso que eu chamei eles de "esses seres estranhos que nem nome tem".
Beijos

joao Assis disse...

Sandra,
Bem sacada sua postagem,mas na europa todos se referem á nós Brasileiros como latino americanos,os norte americanos são definidos como tal,mas ficaram como simplesmente americanos por uma simples abreviação,porém poderíamos ter o patriotismo deles e assim seríamos uma nação invencível também,pois reunimos maiores condições que eles,em se tratando de clima,minérios,agua,petróleo,etc.
Um grande abraço e um otimo domingo.

Unknown disse...

Boa matéria, Sandra.
Em todos os posts, sempre cito os nascidos nos EUA como "norte-americanos", nunca como "americanos" pq acho um absurdo essa "posse" do continente. E isso conta com a conivência de todos, né. Quase todos! :-)

Beijos

Unknown disse...

Oi Sandra

Gostei do seu rompante de patriotismo. Mas, vejo como uma questão de cultura. O Brasil já foi Estados Unidos do Brasil, o México é Estados Unidos do México. Acho um mal menor, está incorporado no consciente coletivo. O exército estadunidense invadiu o Iraque, mas foi do México ou aquele das américas? É um erro, pode ser que seja, mas difícil de ser consertado.
Um abraço

Anônimo disse...

Não vejo como uma questão cultural, mas muito mais como uma questão educacional. Por razões óbvias há um interesse deles em manter em seus filhos a idéia de que eles são a América. Não deixam de ser, embora não sejam os únicos, geograficamente falando. Norte-americanos também são os mexicanos, canadenses, esquimós, índios norte-americanos, etc. Quanto a sermos latino-americanos, sem problema. Também somos latinos enquanto lusófonos, únicos na região. Falando nisso, outro dia assistia o programa PASSAGEM PARA..., na Guiana Inglesa, onde o Luíz Nachbin entrevistava um professor local sobre tais questões. Este se dizia perplexo pelo fato de nós brasileiros gastarmos uma fortuna pra ir aprender inglês nos E.U.A., Europa, Canadá, etc., quando temos um vizinho que fala inglês aqui do lado. Logo, é tudo uma questão de educação. Fazermos o certo ou seguirmos as convenções? Abraços.

Damien Willis disse...

Eu penso que eles se intitulam realmente com o termo "americanos", e nós ajudamos a estabelecer essa idéia.

Mas eu realmente acho melhor assim, que fiquem com o termo "americano" e deixem o "brasuca" para nós.
...

[Refletindo]
Enfim, se formos seguir esta regra, então os japoneses, chineses e CIA seriam chamados de "eurasianos" (soma dos continentes Europeu e Asiático)?

Porém eu nunca vi alguém se referindo assim...

Bom tema Sandra,

Bjos de Willis Oliveira

Margareth Bravo disse...

Excelente tema Sandra!!!
Até onde vai o egocentrismo deles, é problema deles ( as consequências nós conhecemos), agora nosso país viver a imitar, ao ponto de ter uma ridícula cópia da estátua da liberdade bem grande, num famoso centro comercial do Rio de Janeiro e lojas com letreiros que nos faz pensar que estamos em outro país- isso é problema nosso, bem como nosso país deslocado no mapa.

América do Sul
(Paulo Machado)

"Desperta América do Sul

Desperta a praia, mar do sol

Deixa correr
Qualquer rio que alegre esse sertão

Essa terra morena, esse calor
Esse campo e essa força tropical
Desperta América do Sul
Deus salve essa América Central

Deixa viver
Esses campos molhados de suor
Esse orgulho latino em cada olhar
Esse campo e essa aurora tropical"
beijosssss brasileiríssimos!!!!