domingo, 9 de novembro de 2008

Você sabe criticar?

Críticas destrutivas e agressivas distanciam pessoas, geram crises de relacionamento e desmotivam equipes. Apontar pontos fracos não é uma tarefa simples e o tema é delicado. Seriedade, respeito, franqueza, educação e objetividade são essenciais no momento de apontar erros.

Ao criticar devemos nos concentrar nos fatos e consequências - não nas pessoas. Todos nós erramos e por isso devemos nos colocar no lugar dos outros antes de criticar. Você tem uma crítica a fazer? Então se pergunte como gostaria de ser criticado se estivesse no lugar da outra pessoa.

As críticas devem ter credibilidade e agregar valor. Obtenha todas as informações possíveis e certifique-se de que os fatos realmente ocorreram e quais as reais consequências. Nunca seja seco, irônico ou genérico nas críticas. Transmitir confiança também é importante.

Outro ponto importante é apontar os caminhos a serem seguidos para que os erros não se repitam, além de nunca se furtar a ouvir o que a pessoa tem a dizer.

E nunca esqueça dos elogios. Eles são tão ou mais importantes que as críticas.
Obs: E quanto a você, sabe lidar com as críticas recebidas?
Aceita numa boa ou fica muito mal?

3 comentários:

João disse...

Sandra,

São bons conselhos estes para exercer-se uma abordagem educada e construtiva,o que nem sempre é fácil praticar eles assim de forma tão concentrada.
Pois o problema maior é o controle das emoções em momentos exaltados,elas facilmente saem fora da capacidade de pensar e agridem sem querer.

Sobre as relações virtuais,as criticas devem ser reparos,pois a profundidade de abordar um tema é limitada,assim com tacto e respeito pode-se conversar,nunca discutir,porque geralmente de pouco serve...

Abraço amiga,
joao

Roberto J® disse...

Ótimo artigo!
As vezes é fácil apontar as falhas alheias sem se atentar às próprias falhas.
Só se pode criticar quem tirou nota zero se você tem uma nota dez.

Jorge Fortunato disse...

"Atire a primeira pedra aquele que nunca errou"; "Criticar é fácil, fazer bem é que é dificil". Quem já não ouviu estas frases? Parece simples, mas pensar nestas duas frases antes de abrir a boca, já é meio caminho andado.
bj