segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Empreendor Social


Quem é empreendedor Social?
É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.
Qual é o perfil de um empreendedor social?
Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.
Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.
Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.
Desenho muito sério
O alcance do Cinepop é de arrepiar Carlitos. As telas superdimensionadas exibem desenhos animados para até 10 mil pessoas.
Atraídos pelo cinema e pela pipoca grátis, moradores de áreas empobrecidas do México, sem condições de pagar um ingresso convencional, têm a chance de se emocionar com as histórias exibidas.
Nas sessões ficam sabendo mais do que o enredo da Pequena Sereia. Aprendem a cuidar melhor da saúde e da educação e têm acesso a crédito.
Os patrocinadores da empreitada são governo e empresas interessadas em dar seu recado ao público de baixa renda. Em seis meses o Cinepop deu um salto de 800% nos lucros. Afinal, não é qualquer atração que tem a capacidade de reunir tanta gente num mesmo lugar. Associar a marca a um evento dessas proporções interessa a qualquer anunciante.
Quem está por trás dessa idéia simples e genial 100% itinerante? Um jovem de apenas 26 anos: Ariel Zylbersztejn, do México.
Acesse www.cinepop.com.mx e saiba mais sobre esse empreendedor social.

0 comentários: