segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dicas para um café perfeito


São muitos os detalhes que devem ser levados em conta. "Tem que ajustar a dose de acordo com o café", diz Michael Phillips, melhor barista americano de 2009 e terceiro lugar no campeonato mundial da classe.

Segundo ele, além da secagem, torração e moagem do grão, a temperatura e a umidade do dia influenciam na bebida. Seu paladar apurado contribui para que ele faça um café perfeito – afinal, é provando a bebida que o barista chega ao ponto desejado.

O melhor produto, para Phillips, é o mais novo possível: grão colhido há pouco e moído recentemente (no máximo, três meses e duas semanas, respectivamente).

Dicas de Michael Phillips

• Comprar café novo e torrado há pouco tempo;

• No supermercado, a primeira coisa que você tem que ver é quando o café foi moído. Tem que ser no máximo há duas semanas. Depois, ele perde o sabor;

• Altas temperaturas deixam o café ácido e com gosto de queimado. Já uma água fria não extrai seu sabor adocicado. Para saber o ponto certo da água, tire a chaleira do fogo quando a água ferver e espere de 10 a 15 segundos.

Dicas de Marília Faria

Para chegar à temperatura ideal da água, compre um termômetro culinário. Ela deve estar entre 90º e 95º;

• A proporção clássica de pó para água é de 10ml de água para 1g de café – ou 30g de café para um copo comum de água;

• O café deve ser consumido na hora em que é coado e nunca ser reaquecido, como acontece nas cafeiteiras elétricas;

• A água não pode passar mais de uma vez sobre o mesmo pó. Por isso, jogue-a bem no centro do coador. Jogar água na borda do coador significa fazer a bebida da borra do café, com muita cafeína e gosto de queimado;

• Depois de aberto, o café não precisa ficar na geladeira. O que o estraga é o contato com oxigênio, luz e calor excessivo. É mais importante colocá-lo num pote bem vedado do que em ar refrigerado.

Fonte:Revista época

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sandra me interessei pelo post e vim fazer uma visita!
Tenho uma amiga, que me ensinou a fazer assim: Quando começa a 1ª fervura, isto é, quando as bolinhas aparecem no fundo, já passo o café, eu não deixo ferver, para o café não ficar com gosto de queimado.E também nunca ferver o açucar na água, isso também altera o sabor do café.

Experimente...

Beijo

Seven.