segunda-feira, 6 de julho de 2009

Papo de... cachaceiro

Como reconhecer uma boa cachaça?
Em primeiro lugar, averiguando se o líquido está completamente límpido. Quando há partículas flutuantes ou cheiro de desinfetante, é sinal de defeito de fermentação. A coloração pode ser branca ou amarelada. E a bebida tem que descer suave. Cachaça que desce rascante não é boa. O retrogosto, depois de engolir, tem que ser agradável.

Qual é o melhor copo para degustar?
Aquele famoso copinho de pinga é feito para tomar em talagadas, ou seja, de uma vez só. Mas, hoje, há quem tome em pequenas taças, a goles também pequenos. O copinho não permite sentir tão bem o aroma.

O que comer num boteco para acompanhar uma dose?
Caldinho de feijão é o rei. Os bolinhos também: de aipim, bacalhau. Não me vem à cabeça nenhuma restrição. Com doces é que a combinação fica mais difícil. Mas existem cachaças envelhecidas em pau-brasil, como a Fulô, que caem bem com chocolate amargo.

Cachaça combina com cerveja?
Isso não é particularidade da cachaça. Na Alemanha, na Escócia e em vários outros países, há quem intercale duas bebidas, como cerveja e uísque.

E com velório?
Hummm... Já vi casos. Em alguns lugares é comum "beber o morto". Eu, particularmente, nunca tive essa experiência.

Presidente da Câmara Setorial da Cachaça do Ministério da Agricultura, Vicente Bastos Ribeiro trocou a vida de economista da ONU pela de mestre-cachaceiro. Há 18 anos, ele apruma o paladar, em cursos e como produtor.

fonte:revista da folha

1 comentários:

Mol-TaGGe disse...

Não sou lá nenhuma entendida no assunto e nem uma apreciadora fiel, mas quando aparece "aquela" que vem "daquele" lugar, fermentada por "aquele" alambique... Vou ser sincera, bem que dou um golinho (hahaha).
Post muito interessante sobre um assunto que nunca pensei que veria em um blog. Achei muito interessante.
ABÇão e boa semana.
MarGGa, do Mol-TaGGe