sábado, 11 de julho de 2009

Você sabe quem monitora e zela pela internet?


Esta nova ferramenta, de conhecimento fácil e rápido, hoje é utilizada por todos, mas não sabemos como a rede funciona, quem mantém e organiza, além de monitorá-la. A Icann é uma corporação internacional não comercial de interesse público ou confidencial que possui a função de manter a segurança operacional da internet bem como sua honestidade e imparcialidade (da rede). Foi criada em 18 de setembro de 1998, na cidade de Marina Del Rey, Califórnia - EUA, para controlar o direito dos domínios registrados e os endereços do IP.


Também é responsável pela representação de comunidades globais e pela competição clara das mesmas. É responsável pelo DNS, ou seja, domínio dos nomes do sistema que foi criado para facilitar o acesso à internet como substituição dos endereços de protocolo de cada site. Desta forma, facilita a memorização do endereço de um site que a princípio seria uma seqüência numérica e hoje é um endereço, como: http://www.brasilescola.com/


É responsabilidade dos governos e organizações internacionais que em parceria sustentam e monitoram a internet global para assegurar a veracidade dos sites ali contidos. Consegue atender a crescente demanda da rede se adaptando com novas tecnologias e mudanças.


Para tornar a internet um instrumento de fácil acesso e viável, a Icann firmou a competição de registros genéricos para reduzir os custos da internet para 80% a menos. Também coordenou guia de linhas que distribuem nomes de domínios para as mais diversas línguas existentes no mundo.


fonte:brasil escola

0 comentários: