domingo, 2 de agosto de 2009

Caça-fumaças

Os fiscais da lei antifumo ainda estão tímidos, apesar das rondas há um mês. A recomendação até o dia 7 é orientar os donos e clientes. Eles não entram nos bares e restaurantes atrás de infratores com cigarro em mão ou flagrantes de bituca no chão.

A visita faz parte de uma rotina que se repete desde o início de julho. São no total 500 fiscais, os caça-fumaças, espalhados pela capital e pelo interior. Já foram visitados cerca de 20 mil estabelecimentos. A ação serve como treino dos profissionais que serão responsáveis por aplicar multas a quem permitir o fumo em lugares fechados.

O aparelho batizado de monoxímetro foi importado para a campanha e chamou a atenção. O governo dispõe de 70 maquininhas que medem a quantidade de monóxido de carbono no organismo. Ele não será usado como prova de infração. Servirá apenas para conscientizar os usuários sobre os malefícios do fumo.

A brigada antifumo ainda parece insegura na abordagem aos clientes. Apesar da boa recepção, os paulistanos demonstram ainda ter muitas dúvidas. Em três meses de atividade preparatória, os técnicos relatam casos de fumantes mais exaltados. Um homem saiu na rua para ofender os fiscais. Ele acendeu um cigarro, começou a dançar na frente deles e gritou para que eles parassem de perturbar.

Fonte:Revista da folha

0 comentários: