terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livro de poemas sobre a ditadura

O livro “Poemas do Povo da Noite”, de Pedro Tierra, pseudônimo de Hamilton Pereira da Silva, será lançado nesta quarta-feira (28), em Brasília, para marcar os 30 anos da Lei de Anistia. Escrito nas prisões pelas quais passou o escritor entre os anos de 1972 e 1977, a obra retrata os procedimentos do regime militar no Brasil.

Hamilton Pereira da Silva, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), foi preso em 10 de junho de 1972, quando tinha 24 anos, em Anápolis, Goiás. Era acusado de subversão e de atentar contra a segurança nacional. Submetido a longos períodos de tortura, aos quais o autor costuma se referir como “interrogatórios”, permaneceu cerca de três meses incomunicável em quartéis do Exército em Goiânia e em Brasília.

Leitor e apreciador de literatura desde a adolescência, Hamilton encontrou na poesia uma maneira de se manter “vivo e lúcido na cadeia”, como forma de resistência e de comunicação com o mundo exterior.

Seus poemas descrevem os momentos passados pelos presos políticos, as torturas, a morte de muitos deles e a luta pela vida dos que resistiram às sevícias. São poemas em que palavras como “sangue”, “morte”, “luta” e “companheiro” aparecem com freqüência. A homenagem a companheiros mortos é também tratada no livro.

Fonte:Vermelho

0 comentários: