domingo, 13 de dezembro de 2009

O que fazer com o óleo de cozinha usado?


Jogar o produto pelo ralo polui e pode danificar os encanamentos. Descubra o jeito ideal para se livrar desse resíduo


Reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão ou enviá-lo para uma entidade que o reaproveite. Muita gente não sabe, mas, quando descartado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, o óleo usado para fritar pastéis, batatas e outros alimentos é altamente prejudicial ao ambiente.

Segundo Alexandre D'Avignon, do Centro de Estudos Integrados sobre o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a decomposição do óleo de cozinha usado emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Além disso, ao atingir o solo, o produto contribui para sua impermeabilização, dificultando a absorção da água de chuva e propiciando enchentes. Instituições como a Associação Nossa Escola, de São Paulo, e a Ação Triângulo, do ABC paulista, têm programas de reciclagem de óleo usado.

"Recolhemos, por mês, 7 toneladas do produto e fabricamos 27500 barras de sabão. Os recursos arrecadados com a venda custeiam nossas ações socioambientais", conta Adriano Calhan, da Ação Triângulo. Se você não mora nessas regiões, veja em no site da Vida Simples uma receita para fazer sabão com óleo de cozinha usado.

Fonte:Revista Vida Simples

1 comentários:

O BLOG OFICIAL ZXY disse...

eu leio o seu feed rss pelo google reader, e a fonte em tons brancos prejudica a leitura por que o fundo do reader tambem é branco

mude a cor para verde escuro, azul escuro, que assim ajuda

cheque aqui o que eu digo www.reader.google.com/reader/view