quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Capital Erótico

O termo “capital erótico” é recente e foi definido pela pesquisadora Catherine Hakim, da London School of Economics. O seu estudo foi publicado na European Sociological Review, no qual descreve o capital erótico como o quarto capital que todos os profissionais devem utilizar depois do capital econômico, cultural e social.

O capital erótico é composto pela atratividade física e social que permite que um homem e uma mulher sejam considerados uma companhia satisfatória e atrativa para os demais. Segundo Catherine Hakim:

“[..] Pessoas que possuem uma média alta de capital erótico são mais persuasivas e notadas como honestas e competentes. Eles acham mais fácil fazer amigos, conseguir emprego, casar e tendem a ganhar 15% mais do que a média. [...]”

Em muitos países, principalmente no Brasil, a aparência conta muito nas relações sociais e profissionais, considerado um quesito fundamental. Nas entrevistas de emprego e em diversos tipos de apresentações públicas, a aparência física sempre é relevante.

Mas o capital erótico não considera somente a aparência, considera também a disposição e a simpatia, o carisma de conquistar pessoas de elevar o astral do ambiente. No estudo de Catherine Hakim, a pessoa que possui um capital erótico acima da média tem mais possibilidade de convencer os outros, de se inserir, fazer amigos, casar e de conquistar ótimas oportunidades profissionais.

No dia a dia, as pessoas mesclam o lado profissional e pessoal em suas decisões, o cliente acaba dando maior atenção a um atendente de boa aparência, boa fala e sedutor. Basicamente, o capital erótico possui seis componentes:

  • Beleza: A consideração sobre o que é belo muda conforme o tempo e a cultura de cada sociedade, atualmente, belo é um rosto ou físico que se enquadre bem na fotogenia, com pele bronzeada, olhos grandes e lábios carnudos;
  • Atratividade sexual: Relacionado à sensualidade corporal, ao estilo e personalidade, além da aparência, o que se destaca é o jeito como a pessoa fala e se movimenta;
  • Atratividade social: abrange a graça, simpatia, charme e o talento de deixar as outras pessoas à vontade;
  • Vivacidade: junta num mesmo conjunto de considerações o condicionamento físico, a energia social e o bom humor;
  • Apresentação: Tem a ver com o tipo de roupa que você veste, a maquiagem, corte de cabelo e assessórios;
  • Sexualidade: Sem relação com o libido, inclui a capacidade de imaginação erótica e energia sexual que a pessoa aparenta ter;
  • Fertilidade: Referido ao sexo feminino em determinadas culturas, é um tópico que trata da capacidade de uma mulher de gerar crianças fortes, saudáveis e bonitas.


Fonte: InfoEscola

0 comentários: