quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tipos de águas minerais

É bom tomar dois litros de água por dia, mas saiba o que você está bebendo. As águas minerais, segundo sua classificação, dada pela maior presença de um ou mais minerais, são indicadas como auxiliares no tratamento de algumas doenças ou pequenos distúrbios de saúde. Esta classificação vem sempre indicada no rótulo. Fique de olho, veja como as águas podem ser diferentes entre si e faça suas escolhas.

Fluoretadas – indicadas para a saúde dos dentes e ossos. São a grande maioria das águas brasileiras.
Marcas: Santa Catarina, Frescale, Prata (Fonte Tradicional), São Lourenço (Fonte Oriente), Genuina Lindoya (Fonte N.S. Brotas), Ouro Fino, Indaiá, Santa Bárbara, Petrópolis, Schincariol (Fonte N. S. Aparecida), Crystal (Fonte Ycuara) e outras.
Observação: a legislação brasileira é falha na classificação de Água Mineral Natural, quanto a concentração de flúor. Basta a água ter 0,1 mg/l, para ser classificada como Fluoretada. O correto, no entender da Abinam, seria 0,6 mg/l à 0,8 mg/l, para trazer benefícios para saúde dental e dos ossos.

Radioativas – indicadas para dissolver cálculos renais e biliares, favorecer a digestão, como calmantes e laxantes.
Marcas: Santa Catarina, Prata (Fonte Tradicional), Genuina Lindoya (Fonte N.S. Brotas), Petrópolis.

Carbogasosas (naturalmente gasosas) - Diuréticas e digestivas, são ideais para acompanhar as refeições, abrem o apetite e são indicadas para combater a hipertensão arterial.
Marcas: São Lourenço (Fonte Oriente).

Bicarbonatadas Sódicas - indicadas no combate de doenças estomacais, como gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite e diabetes.
Marcas Prata (Fonte Tradicional)

Alcalino-Terrosas - (podem ser cálcicas ou magnezianas) Indicadas como digestivo natural
Marcas: Frescale, Prata (Fonte Tradicional), Ouro Fino, Schincariol (Fonte Nossa Senhora Aparecida).

Oligominerais – indicadas para higienização da pele, diurese, intoxicações hepáticas, ácido úrico elevado, inflamações das vias urinárias, alergias e estafa.
Marcas: Lindoya Verão, Itaý.

(FONTE: ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais)

1 comentários:

Sissym disse...

Eu costumava ir todo ano para São Lourenço, Caxambu, e outros lugares de MG, e curtia muito passear nos parques, pegar aguas variadas, ler para que servem. Uma coisa interessante é a agua São Lourenço da fonte x a engarrafada, o gosto é um tanto diferente.