sábado, 11 de dezembro de 2010

Você sente ou é alvo de inveja?

Por inveja e ciúmes, Caim matou Abel. A passagem bíblica revela um sentimento que causa muito mal às pessoas. Ser vítima do desejo mal direcionado do outro pode trazer danos e muito incômodo. Mas carregar o peso da inveja no peito também é uma situação horrível mesmo que a pessoa não tenha consciência disto.

Cobiçar o que é do outro é um sentimento às avessas que encobre, na verdade, uma insatisfação pessoal muito grande. Em geral, são pessoas que acreditam que tudo de ruim acontece só a elas. Falta amor, falta dinheiro, faltam amigos, falta auotoestima. Por isto, quando olham a grama do vizinho ela sempre lhes parece mais verde. Muito verde. Um verde incômodo.

Aí bate aquela inveja da boa sorte dos outros. Em seguida, surgem sentimentos e desejos nada dignos. Querer tirar do outro. Ou desejar que o outro perca tudo. Ou simplesmente prestar-se a fazer um pastiche do que ele admira e cobiça na vida alheia na esperança de recriar para si mesmo a atmosfera que lhe parece ideal. Mas a cópia nada mais é que um arremedo triste e sem personalidade.

A cobiça é um grande veneno que corrói por dentro. A pessoa se agarra a um ideal de felicidade que talvez nem lhe sirva ou satisfaça, mas persiste neste desejo invejoso. "Se eu não tenho, ele também não pode ter". Mas quem acredita que é bom passar a vida toda desejando o que é do outro ao invés de fazer por si mesmo - e fazer de maneira original e única? Querendo o que é do outro, estamos impedindo o fluxo natural da vida. Viver é um processo dinâmico de aprendizado e ficar paralisado desejando o status quo de quem for não traz satisfação alguma.

Almejar a todo custo a vida alheia - seja material, emocional, profissional - não traz felicidade para ninguém. Mas o amor, sim, tem o poder de transformar o que não gostamos em nós, abrindo nosso coração para a verdadeira felicidade. Alguns florais combatem esta postura negativa tornando o coração mais receptivo ao que realmente traz contentamento e satisfação a cada um de nós: entender que o amor é um recurso infinito e que está disponível a todos.

Fonte: Personare

1 comentários:

Principe Encantado disse...

Amiga se praga de urubu matasse cavalo magro kakakaka Tem um site indexador que você sabe qual é, que é uma luta com esses invejosos, e até hoje sofro muito com isso, não vivem e não deixam ninguém viver. É chato pacas esses invejosos que nos cercam.
Abraços forte