sábado, 10 de março de 2007

Jornais americanos destacam atos contra Bush no Brasil

Por Norian Segatto (Portal do Mundo do Trabalho)A grande manifestação promovida pela CUT, MST, UNE e outras entidades que compõem a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), na Avenida Paulista, foi destaque dos principais jornais e telejornais do Brasil. No Dia Internacional da Mulher, mais de 20 mil manifestantes se concentraram no coração financeiro de São Paulo para protestar contra a presença do terrorista nº 1, George Bush, presidente dos Estados Unidos.
O protesto foi apenas um dos muitos que ocorreram em todo o país e, além da imprensa nacional, as atividades foram manchetes em jornais internacionais. O diário norte-americano The New York Times destacou em seu sítio as negociações entre governo brasileiro e o dos Estados Unidos e a “recepção” dos movimentos sociais a Bush.

“Ao longo da rota a comitiva de Bush passou por grafitagem onde se lia ‘Fora Bush, Condoleezza Assassinos’ e, em determinado ponto, lia-se em um grande balão ‘Fora Bush – Bush, Out’, com uma suástica no lugar do ‘S’ de Bush”, descreve o jornal.

Com o sugestivo título "Multidão furiosa marcha contra o presidente no Brasil", o The Washington Post, principal jornal da capital norte-americana, disponibilizou uma galeria com 14 fotos sobre a visita de Bush, dez das quais abordando a repressão policial ao ato ocorrido na Avenida Paulista. Para o jornal, as manifestações são "o presságio de uma visita potencialmente volátil para o presidente".

Da Argentina, país que também está no roteiro de visita de Bush, os jornais La Nación e Pagina 12 também destacaram as manifestações promovidas pelos movimentos sociais.

Outros jornais da América-Latina, como o El Universal, da Venezuela, e o El País - que estampou uma foto de meia página na capa sobre a repressão policial – destacaram as manifestações. Até o sítio do diário russo, Pravda, montou uma galeria de fotos para mostrar a recepção dos movimentos sociais ao terrorista nº 1.


http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=14590

0 comentários: