quinta-feira, 26 de abril de 2007

GOLPE DO REAL: MINORIA DO PSOL TAMBÉM TEM DIREITO À CPI

O Ministro relator que concedeu o mandado de segurança para que a oposição instale a CPI do “Apagão Aéreo” na Câmara dos deputados foi Celso de Mello, que usou um argumento respeitável: as minorias têm o direito de buscar a verdade dos fatos.
. Na Câmara, não há minoria mais minoria do que o PSOL, que tem três deputados (*).
. O líder do PSOL na Câmara, deputado Chico Alencar, do Rio, vai ouvir a bancada, mas ele próprio já disse ao Conversa Afiada que é a favor da instalação da CPI do “Golpe do Real”.
. O objeto dessa CPI não poderia ser mais determinado: apurar se a apreciação do Real no lançamento do Plano resultou no enriquecimento de bancos de investimento, principalmente do banco Matrix, de André Lara Resende, que acumulava a função de ser um dos pais do Plano Real.
. O PSOL, com três deputados, dificilmente conseguiria aprovar na Câmara a criação da CPI.
. Mas, o voto do relator Celso de Mello no caso da CPI do Apagão da Câmara, abre um precedente, que, talvez, forme jurisprudência.
. E seria uma fantástica demonstração de respeito aos direitos da minoria, que o Supremo concedesse a um partido de três deputados o direito de instalar uma CPI sobre um fato provavelmente muito mais relevante do que o atraso dos aviões, que é a hipótese de ter havido uma criminosa manipulação de uma reforma monetária que mexeu com a vida de todos os brasileiros.
. Por que a minoria do PSDB e do PFL haveria de ser melhor do que a minoria do PSOL.

(*) A bancada do PSOL na Câmara é composta pelos deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP) e Luciana Genro (PSOL-RS).

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/428501-429000/428878/428878_1.html

0 comentários: