sábado, 5 de maio de 2007

A lógica do irracional

Ao analisar a tragédia na qual morreram 32 vítimas e o agressor, uma parte da mídia dos EUA mostra dificuldade em falar de loucura e violência sem cair na insensatez

Ao tomar conhecimento do massacre no Instituto Politécnico da Virgínia, em Blacksburg, em 16 de abril, a maior parte da imprensa internacional não hesitou em condenar a permissividade das leis estadunidenses sobre armas. “Por que continuam a tolerar leis e uma cultura que parece condenar milhares de inocentes à morte a cada ano?”, perguntou o londrino Times, com toda a sua tradicional sobriedade. Pontos de vista similares foram expressos pelo japonês Asahi Shimbun, no canadense Globe and Mail, no sueco Göteborgs-Posten, no China Daily e nos principais jornais brasileiros e hispano-americanos, entre outros.

Times, que condenou a “facilidade assustadora” de obter armas. Mas em seu país isso não expressa nada parecido com um consenso. É apenas a posição dos chamados liberals, que passam nos EUA por progressistas de centro-esquerda.

Algo mais conservador, mas ainda bem dentro do chamado mainstream, o Washington Post permitiu-se perguntar: “A universidade teria sofrido a mesma tragédia se a lei da Virgínia não proibisse o porte de armas no campus?”

Essa discussão vem de 2005, quando, advertido um estudante da Virginia Tech que portava arma (com habilitação) em classe, foi apresentado ao Legislativo estadual um projeto para proibir universidades públicas de impor quaisquer regras ou regulamentos que restringissem o porte legal de armas por seus estudantes. Criticado pela universidade, o projeto foi arquivado em 2006.

A defesa do porte de armas era a reação previsível de grande parte da opinião pública conservadora, assim como dos minoritários mas ruidosos libertarians, defensores intransigentes de uma ideologia de desmantelamento do Estado e autonomia absoluta do indivíduo. Pôde ser vista e ouvida nos debates iniciados na internet antes mesmo do massacre terminar e continuados nas mesas-redondas de programas jornalísticos na Fox e CNN.

http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/maio/442/a-logica-do-irracional

0 comentários: