Um importante historiador quer que Mein Kampf (Minha Luta) - livro-chave da ideologia nazista, escrito por Adolf Hitler - volte a ser publicado na Alemanha. Questões de copyright (direitos autorais) mantiveram a obra fora das prateleiras desde a Segunda Guerra Mundial, mas em 2015 entrará em domínio público. Então, qualquer um terá permissão para imprimi-lo - inclusive os neonazistas
Mein Kampf, um dos livros mais controversos do século 20, não foi legalmente publicado na Alemanha desde 1945. Muitos estão preocupados que o volume irascível possa se tornar uma espécie de escritura para extremistas da direita. Agora, entretanto, um historiador de Munique pediu que fosse republicado na Alemanha - como uma estratégia contra os neonazistas que podem querer abusar do texto para seus próprios propósitos.
Horst Möller, diretor do Instituto de História Contemporânea em Munique, gostaria de ver um Mein Kampf na forma de uma edição acadêmica com notas de rodapé explicativas. "Enquanto não houver uma edição cuidadosamente anotada do Mein Kampf, não haverá fim para as especulações freqüentemente simplistas sobre o que de fato está no livro", disse Möller.
O historiador concedeu entrevista publicada na segunda-feira no jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. "Uma edição acadêmica poderia romper o mito peculiar que cerca Mein Kampf".
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=21639
0 comentários:
Postar um comentário