quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Quilo ficou mais leve, diz órgão internacional de pesos e medidas

O padrão original do quilograma será substituído em breve, uma vez que houve alteração em algumas micropartes do grama com relação ao de suas cópias, informou o Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).
"Constatamos uma diferença entre a massa do protótipo do padrão do quilograma e a média de suas cópias. A diferença é de 50 microgramas aproximadamente", afirmou o diretor do setor de massa do Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), Richard Davis.
O diretor disse desconhecer como esse fato se deu, uma vez que "o padrão e suas cópias se guardam nas mesmas condições, foram construídos na mesma época e com os mesmos materiais".
O padrão data de 1889 e se conserva em um pavilhão do BIPM, na localidade francesa de Sèvres, sob três cúpulas de cristal seladas. Trata-se de um objeto de 39 milímetros de diâmetro e igual altura composto por 90% de platina e 10% de irídio.
"O padrão atual será trocado em 2010 por uma esfera de 93 milímetros de diâmetro, composta unicamente por átomos de silício 28", explicou Davis.
O silício 28, segundo o responsável pelo BIPM, apresenta a vantagem de ser estável, "ou seja, que sua massa não varia com a passagem do tempo".

0 comentários: