quarta-feira, 16 de julho de 2008

Calos no pé


Um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. O calo propriamente dito se trata de uma área semelhante ao tamanho de uma ervilha, rica em queratina.


Os calos são causados devido à pressão constante e anormal em que os pés são submetidos, como no caso de sapatos apertados. O problema dos calos também pode ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre áreas expostas ao atrito repetido, por exemplo, a mandíbula de um violinista. Embora os calos não sejam nocivos, podem ser dolorosos. Raramente os calos provocam dores agudas, porém sempre que são tocados, o tecido sensível de baixo também é provocado, causando a sensação de dor.


Para solucionar esse problema, é necessário eliminar a fonte de irritação da área da calosidade. Normalmente quando se faz isso o calo se desfaz com facilidade. Em outros casos, são usados medicamentos (ácido salicílico) que dissolvem a queratina presente no calo.
Por Tiago DantasEquipe Brasil Escola

0 comentários: