segunda-feira, 28 de julho de 2008

Curiosidades sobre...aromas


1. A moda na França, no século 16, eram as luvas perfumadas. O perfumista René fazia as de Catherine de Médici, rainha da França. Quando ela desejava se livrar de inimigos, o procurava -ele também era alquimista. Jeanne d'Albert, mãe de Henrique 4º, foi envenenada ao usar um par de luvas perfumadas, presente de Catherine.
2. Caçadores na Papua-Nova Guiné dormiam com ervas sob o travesseiro para inspirar sonhos sobre caçadas bem-sucedidas; os berberes do Marrocos acreditavam que cheirando uma flor de narciso se protegeriam da sífilis.
3. No Egito antigo, homens e mulheres perfumavam suas genitálias não para mascarar odores, mas sim para acentuá-los. As mulheres colocavam o ungüento kyphi em suas vulvas.
4. O aroma "natural" do corpo já foi muito valorizado. Na época de Shakespeare (século 16), a mulher apaixonada colocava uma maçã descascada na axila para impregná-la com seu "cheiro de sovaco" e a oferecia ao amado como símbolo de seu desejo; Napoleão disse a célebre frase à sua amada Josephine: "Chegarei a Paris em breve. Não se lave".
5. Na antiga Jerusalém, as moças colocavam mirra e bálsamo nos sapatos. Quando avistavam um rapaz atraente, aproximavam-se e sacudiam os pés, envolvendo-o com um chulé às avessas.


Fonte: livro "Essências e Alquimia" (Mandy Aftel, ed. Rocco, 236 págs., R$ 36)

por Deborah Giannini

1 comentários:

AMBIENTALLIS AROMAS disse...

olaaa adoramos seu blog !!! mt criativo bonito e inteligente!
já estou te seguindo!! me siga tb !!
www.ambientallis-aromas.blogspot.com

obrigda!!