quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tec-tec-tec

CONTROLE 1
Companhias de cartão de crédito sabem o que você comprou. As de telefone, para quem você ligou. Buscadores de internet, o que você procurou. Mas tudo pode ir paras as mãos de um terceiro com a assinatura de uma autoridade, como aconteceu nos EUA. Um juiz obrigou o YouTube a entregar dados de usuários à Viacom.

CONTROLE 2
"Essa decisão deixa absolutamente claro que em todo lugar a que vamos on-line, deixamos vestígios, e toda informação que acessamos deixa algum tipo de registro", disse a professora de direito Jennifer Urban à Associated Press. "Como consumidores, devemos ficar cientes de que informações delicadas estão sendo recolhidas."

TRIBUNAL 1
Internautas não podem ser responsabilizados se seus roteadores Wi-Fi forem usados sem seu conhecimento. Pelo menos na Alemanha, onde o Tribunal Regional Superior de Frankfurt considerou que, embora os administradores de redes tenham obrigação de monitorar o uso, responsabilizá-los por ações indevidas é errado.

TRIBUNAL 2
Um tribunal de Bruxelas, na Bélgica, obrigou o provedor de acesso à internet Tiscali a impedir a troca ilegal de arquivos em suas redes. A empresa terá que bloquear ou filtrar o conteúdo que é compartilhado em redes P2P. A decisão foi apontada como uma vitória da Sabam, sociedade de gestão coletiva de direitos autorais.

VENDEM-SE FOTOS
O Flickr fez um acordo com o banco de imagens Getty Images para comercializar fotos produzidas por usuários do site mantido pelo Yahoo!. Os fotógrafos receberão de 20% a 40% por imagem vendida.

MÚSICA:
LAST.FM PAGARÁ ARTISTA POR EXECUÇÃO DE CANÇÕES NO SITE
"Quem precisa de gravadoras?", provocou o blog TechCrunch. O Last.fm começou, na semana passada, a remunerar artistas independentes de acordo com o número de execuções de suas músicas na rádio do site. O site brasileiro TramaVirtual (tramavirtual.uol.com.br) mantém, desde o ano passado, um modelo de negócio semelhante, o Down load Remunerado, que é bancado por patrocinadores.

Frase
"Nosso pessoal vai nos colocar à frente do Google
"STEVE BALLMER
executivo-chefe da Microsoft, sobre a participação da empresa na internet

0 comentários: