quarta-feira, 16 de julho de 2008

5 coisas que você não sabia... sobre as Farc


1) Em 1985, a União Patriótica foi fundada como um braço político das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A UP ganhou cadeiras no Senado e na Câmara. Desde então, mais de 3.000 pessoas ligadas ao partido foram assassinadas pelos paramilitares. ONGs acusam o governo de conivência.


2) O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, afirma que seu pai foi assassinado pelas Farc na década de 80. É uma versão questionada pelo jornalista americano Joseph Contreras, autor do livro "El Señor de las Sombras". Ele levanta suspeitas de que a morte teria sido por desavenças com narcotraficantes.


3) Uma das formas de se reconhecer um guerrilheiro das Farc é o fato de terem um calo no ombro direito, onde carregam o fuzil. Soldados costumam carregar a arma no ombro esquerdo.


4) Os namoros entre integrantes das Farc precisam ser autorizados pelos superiores. Isso é relatado no diário de uma holandesa que se juntou à guerrilha, Tanja Nijmeijer.


5) As guerrilheiras devem evitar engravidar. Recebem orientação sexual e pílulas . Se engravidam, ou abortam ou são dispensadas.


By Maeli Prado


Fontes: Wikipédia, diário de Tanja Nijmeijer e o jornalista Thomas Trau-mann, que em 2000 viajou pela Folha para a Colômbia e conviveu com as Farc

0 comentários: