segunda-feira, 28 de julho de 2008

TU-DO CER-TI-NHO

Sistemáticos criam regras e estabelecem padrões de comportamento para organizar a vida e evitar surpresas

Qual seria a origem desse comportamento?

"Muito provavelmente, trata-se de uma conjunção de fatores biológicos (alguns animais também são sistemáticos); psicológicos (ligados à estrutura psíquica do indivíduo) e hereditários (a chance de encontrar alguém parecido na família do metódico é grande)", explica o chefe da psiquiatria clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Miguel Roberto Jorge.

"Muitos metódicos são assim por medo de descambar para o outro lado. Emocionalmente, eles também precisam de garantias e preferem trafegar no terreno dos relacionamentos estáveis e seguros."

Apesar da fixação por determinadas regras parecer exagerada, os metódicos são unânimes na defesa de seu modo de vida. Usam o argumento de que a organização minuciosa, a limpeza extremada ou a fidelidade militar ao restaurante que nunca os decepcionou, por exemplo, só facilitam o seu cotidiano. Para eles, é algo que torna a vida prática.

Metódicos odeiam quando
* O quadro ou o tapete está torto
* São obrigados a desmarcar de véspera compromissos agendados há tempo
* Suas roupas estão fora da ordem cromático-crescente (do mais claro ao mais escuro) no armário
* Encontram marcas de dedos na tela do computador
* A faxineira coloca o prato de estanho à direita e o vasinho de cerâmica à esquerda na mesa de centro (e não ao contrário)

E manias viram problema quando
* o tempo gasto com elas passa a prejudicar outras atividades (a arrumação da mesa leva uma hora e atrasa outros compromissos)
* a impossibilidade de cumpri-las traz sofrimento ou pensamentos obsessivos ("se eu não fizer tal coisa algo ruim vai acontecer")
* prejudicam as relações pessoais (os outros ao redor devem se submeter aos mesmos rituais)
* a pessoa não consegue controlar as manias

Veja se você é uma pessoa organizada e faça este TESTE

por Paulo Sampaio
Folha de São Paulo

0 comentários: