domingo, 20 de julho de 2008

Verdade ou mentira?

No meio de tantas crenças e simpatias, algumas do arco da velha, outras bem atuais, como saber o que é verdade e o que é mito?

Especialistas e esclarece algumas dessas afirmações que todo mundo já ouviu e que nem sempre são corretas.

Confira o resultado.

01)O tamanho do pênis do homem é proporcional ao seu pé ou nariz. Nada a ver. "Nenhum centro do mundo decidiu pesquisar a respeito, mesmo agora, quando a sexualidade assumiu um papel importante social e cientificamente. Isso nos faz acreditar que a correlação não é observada com frequência e não existe na prática", explica o urologista Joaquim de Almeida Claro. Também não há comprovação de que anões sejam bem-dotados -já sobre orientais e negros, os boatos conferem: os primeiros levam mesmo uma pequena "desvantagem" e os segundos, uma ligeira "vantagem". "Mas isso não garante que funcionem melhor", brinca o urologista Plínio Moreira de Góes, da USP.

02)Camisinhas falham em 10% dos casos. Não é verdade. No final de 2000, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) fez uma análise com 19 marcas e todas estavam dentro das especificações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "Quando um produto é certificado pelo Inmetro, ele é colocado no mercado para não ter falha. Acontece que, muitas vezes, os preservativos são malconservados ou usados fora do prazo de validade; a maioria das falhas, porém, se deve à inabilidade no uso", afirma Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.

03)Abdominal acaba com a barriga. Falso. Barriga é depósito de gordura, e o corpo só passa a usar sua própria gordura como combustível em atividades aeróbicas. Os exercícios abdominais são anaeróbicos e gastam carboidratos, explica Alessandro Melo, coordenador de musculação da Reebok Sports Club. E não confunda "queima de calorias" com "queima de gorduras": caloria, qualquer atividade física (até dormir) queima. Já para queimar gordura, o corpo precisa captar oxigênio -e isso só acontece com práticas aeróbicas. As atividades mais eficientes para isso são aquelas em que a intensidade do exercício fica entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima e incluem caminhada acelerada, corrida, bicicleta ergométrica e natação.

04)Álcool corta o efeito de antibióticos. Lenda. "Álcool não tem esse poder", diz Antonio Carlos Lopes, da Unifesp. O problema é que quem toma antibióticos já está debilitado, e o álcool baixa a resistência e pode mascarar algum sintoma. Isso não vale para tranquilizantes, cujo efeito pode ser potencializado pela bebida, nem para os antidepressivos, em que o risco é deprimir ainda mais.

05) Tomar Engov antes de beber previne a ressaca. Bingo. Medicamentos do gênero inibem no organismo a fabricação de substâncias conhecidas como prostaglandinas tipo E, responsáveis pelos efeitos provocados pelo álcool quando se bebe muito: náusea, dor de cabeça e tontura. "Isso não quer dizer que dá para beber à vontade. Dependendo da quantidade, a pessoa vai ter ressaca de qualquer jeito, e o medicamento só vai ajudar a aliviar os efeitos", diz Denise de Michely, pesquisadora do Departamento de Psicobiologia, da Unifesp.

2 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Boa!
Cairia como uma lenda nas minhas "Lendas Urbanas" de sexta!
Aliás, não está livre de ir parar lá :)
Beijos e boa semana!

Osc@r Luiz disse...

Olá, minha amiga.
Eu disse que um dia levaria isso lá pro meu blog.
Pois esse dia é hoje.
Seja bem vinda!
Beijo!