quarta-feira, 29 de outubro de 2008

4 coisas que você não sabia... sobre o Cristo Redentor

01) O Cristo não é 100% brasileiro. A cabeça e as mãos do monumento foram feitas na França pelo escultor Paul Landowsky. As peças foram trazidas para o Brasil em 1926 e transportadas de trem até o cume. Demorou cinco anos para o Cristo, feito em pedra-sabão e pesando 1.145 toneladas, ficar em pé.

02) Quem teve a idéia de construir um monumento religioso no morro do Corcovado foi o padre Pedro Maria Boss, em 1859. A sugestão foi feita à princesa Isabel. Mas apenas em 1921 ocorreu uma assembléia para discutir o projeto e o local da obra. O morro do Corcovado venceu grandes concorrentes, entre eles o Pão de Açúcar e o morro de Santo Antônio.


03) O pintor Carlos Oswald (1882-1971) foi o primeiro a fazer esboços do Cristo. Desenhou-o carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos. Porém, a população escolheu a imagem de braços abertos, que também foi feita por ele.


04) Em 12 de outubro de 1931, às 19h, o Cristo Redentor foi inaugurado pelo cardeal dom Sebastião Leme e pelo então presidente Getúlio Vargas. A iluminação deveria ter sido feita a partir da Itália (por um sistema telegráfico), mas, como o mau tempo atrapalhou, foi feita do Rio mesmo.

fonte:revista da folha

0 comentários: