domingo, 12 de outubro de 2008

Aos 85 anos, José Saramago se rende à internet e lança blog

O escritor português José Saramago aceitou ''definitivamente comportar-se como mais um dos autores de blogs que habitam o ciberespaço''. Desde segunda-feira (15), o escritor de Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira mantém um blog na internet para estabelecer uma nova forma de comunicação com seus leitores.


Segundo Saramago, de 85 anos, a nova página trará ''o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice''. Por meio de uma nota à imprensa, a Fundação José Saramago acrescenta que a internet também tem muito a ganhar. “A característica especial é que a se junta a esta forma de expressão um homem maduro, escritor e Prêmio Nobel da Literatura''.

Intitulado O Caderno de Saramago, o blog está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já conta com dois textos publicados pelo vencedor do Nobel de Literatura de 1998. No primeiro, de 15 de setembro, o escritor explica como nasceram Os Cadernos de Lazarote — um texto antigo sobre Lisboa e, segundo Saramago, uma verdadeira ''carta de amor'' à capital portuguesa.

''Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me'', registrou o escritor no blog. ''Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog'', declarou Saramago antes de apresentar Palavras para uma Cidade.

Já na outra nota, postada nesta terça-feira (16), o autor comenta o pedido de desculpas da Igreja Anglicana a Charles Darwin por não compreender sua teoria evolucionista. ''Nada tenho contra os pedidos de perdão que ocorrem quase todos os dias por uma razão ou outra, a não ser pôr em dúvida a sua utilidade'', declarou o escritor em seu blog.

Saramago terminou um novo livro, chamado A Viagem do Elefante, que será lançado em breve em espanhol, português e catalão. Um trecho da obra está disponível no blog da Fundação José Saramago (
www.josesaramago.org/Entrada_Fundacao.aspx), onde também está hospedado o blog do escritor.

1 comentários:

Anônimo disse...

Fiz há dias um artigo sobre esse mesmo assunto (rs).
É pena que ele não deixe que se comente no seu blog.
Bjs
Jorge