domingo, 12 de outubro de 2008

Como surgiu o dia das crianças!

A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano.
Na Índia, é em 15 de novembro.
Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho.
Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Fonte: Terra: Especial dia das crianças

3 comentários:

Rodrigo Piva disse...

Bem interessante, Sandra. Aqui, pra variar, a data se fixou em outubro também para não ficar muito próxima do Natal, ou seja, pra favorecer o consumo. Muitas datas aqui são instituídas com o propósito comercial e não como deveria ser, mas, fazer o q.
Beijo

Teka disse...

Boa essa informação , e linda essa foto!!!

Bom dia beijo!

Regina Bolico disse...

Oi Sandra!
Tudo com o objetivo do lucrar! Não sabia dessa história da Estrela com a Johnson&Johnson, mas deu muito certo. Nunca podia passar o dia das crianças em branco. Dias antes os meus filhos já estavam cobrando o dia da criança.
Beijo.