quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Papo de drogas


Descobri que meu filho fuma maconha. Ele é bom aluno, estuda numa boa escola e anda em ótimas companhias. Mesmo assim, temo que se vicie, seja preso ou entre para o tráfico. O que devo fazer?

Usamos muitas drogas (lícitas ou não) ao longo de nossas vidas, seja por necessidade ou por recreação. A diferença entre usar drogas e ser dependente varia de acordo com a relação que se tem com a substância e o tipo utilizado. Portanto, é importante saber a freqüência, se há uma ocasião escolhida e alguma rotina estabelecida para o uso.

Muitos jovens experimentam drogas e as consomem durante algum tempo por curiosidade, necessidade de transgressão, pressão do grupo, dor psíquica, angústia, dificuldades psicológicas de toda a ordem ou outros motivos. Se o uso da droga se caracterizar como uma espécie de automedicação, as chances de ocorrer dependência são enormes. Porém, se o adolescente tiver outros interesses e condições de se dedicar a eles, se sua auto-estima for boa, se ele for capaz, junto de sua família, de desenvolver responsabilidade e autonomia e se não houver antecedentes familiares, ele correrá menor risco de se tornar dependente.

É importante conversar com seu filho, mostrar que você sabe o que está acontecendo e que se preocupa com essa situação. Os adolescentes precisam de cuidados dos pais, embora os neguem, pois pretendem ser onipotentes.


por Luciana Saddi (psicanalista)

0 comentários: