sábado, 25 de outubro de 2008

Por que o albinismo ainda existe?

Eles têm a pele muito clara. Os cabelos, quando não esbranquiçados, são amarelo bem claro. Nos animais, são comuns os olhos vermelhos. Nos humanos nem tanto, mas a sensibilidade à luz é freqüente. Os óculos escuros estão sempre por perto. E dá-lhe protetor solar: qualquer raio ultravioleta pode significar um câncer de pele para um indivíduo albino.

Essa vulnerabilidade faz muita gente - estudiosos inclusive - considerar os albinos seres mais frágeis. E até passíveis de desaparecimento por seleção natural. Mas essa espécie de desvio genético criou a sua própria fórmula de sobrevivência. "O albinismo pode ficar escondido em indivíduos assintomáticos por muitas gerações", diz a professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Regina Mingroni-Netto.

Pardos, negros, índios e brancos podem carregar o alelo - cada uma das formas que o gene pode apresentar - recessivo por anos, até encontrarem um parceiro que também tenha o gene. Os alelos recessivos não codificam a tirosinase, enzima essencial para a produção da melanina, que dá cor à nossa pele e cabelo.

Fonte:
Galileu

0 comentários: