sábado, 25 de outubro de 2008

Maine Coon - Gato Gigante

Capaz de atingir 12 quilos e 1,20 metro de comprimento, o maine coon é uma das mais valorizadas raças domésticas

Raça doméstica que chama a atenção pelas proporções exageradas das medidas, o maine coon, porém, acaba ganhando a simpatia de todos por ser muito amoroso, companheiro e carinhoso.

Suas características são apreciadas em concursos e exposições de animais. Maior e mais gordinho que as demais raças de gato, sobretudo quando castrados, o maine coon pode atingir até 12 quilos de peso e 1,20 metro de comprimento - do focinho à cauda -, entre os machos, e oito quilos e um metro entre as fêmeas. Tem pêlo semilongo, espesso e de diversas cores e combinações, com alguns padrões classificados como tabby (tigrado) e sólido (cor cheia).

O nome, registrado em 1861, vem do estado do Maine, nos Estados Unidos. O frio intenso local ofereceu ambiente adequado para a adaptação das características do gato, que foi levado para lá da Europa por mercadores e navegantes. Hoje há 30 variedades da raça espalhadas pelo mundo.

A raça é uma das mais caras entre os gatos. O preço de um filhote sem castrar pode variar de três mil reais a sete mil reais. O animal castrado custa menos, mesmo assim de dois mil a 2,5 mil reais em média.

Fonte: Globo Rural

0 comentários: