quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Você lê o artigo antes de comentar?


Sua opinião e a sua capacidade de diálogo deven ser exercidas com sabedoria

Dicas para fazer bons comentários:

01. Leia o texto antes de comentar.
Pode parecer incrível, mas há pessoas que comentam um texto sem lê-lo na íntegra, baseadas no primeiro e no último parágrafo ou em um trecho no meio do texto. Ou, pior, apenas no título.
Se você ficou a ponto de dizer algo sobre um texto, é suposto que o tenha lido integralmente.


02. Não siga um rebanho.
Quando você encontra um artigo , cheio de comentários positivos ou negativos, baseie sempre a sua opinião no texto que o motiva.
Baseá-la em outros comentários - sobretudo nos agressivos - pode gerar erros de interpretação.


03. Esteja pleno de sua consciência
Se o texto que você pretende comentar causou algum tipo de comoção forte - sobretudo negativa -, há uma grande possibilidade de você perder a razão e escrever besteiras e talvez até estragar uma já existente ou possível amizade.


04. Lembre-se de que outros lerão o seu comentário.
Lembre-se de que não é apenas o dono do artigo quem lerá o que você escreveu. Muitas outras pessoas passam por ali e poderão querer saber quem escreve tão bem - ou tão mal - ou é tão bem ou mal-educado, clicando no link em seu nome e associando imediatamente o seu perfil e blog, ao que elas acabaram de ler em seu comentário.


05. Você precisa mesmo comentar?
Considere a situação hipotética de um texto que o deixou irritadíssimo e você está pronto para despejar as mais duras críticas na caixa de comentários.
Nessa hora, pense que há outras pessoas especializadas nesse tipo de atividade.
Deixe o caso para esse tipo de gente - acredite, é o que não falta e o editor irá tratá-las de acordo com sua política de comentários - e concentre sua energia no artigo de editores com quem você possa estabelecer relações e diálogos produtivos e mais divertidos.


Selecionei estas dicas que vi neste Blog e trouxe para compartilhar com vocês.

11 comentários:

Anônimo disse...

oiii!!!
querida, sempre leio para depois comentar,
mas as vezes fico muito cansada e acabo cochilando em cima do computador como é o meu caso agora.
Mesmo assim, li tudo e vou procurar poupar os outros dos comentários críticos.

Anônimo disse...

Muito bem Sandra

Sempre direta e objetiva e trazendo um pouco de luz para coisas tão óbvias que nem deveriam ser motivação para um post. Não sou hipócrita e nem teria condições de ler todas as notícias que voto, contudo todas que comento e não são muitas (apesar de saber que isto irá me custar muitos pontos no ranking)eu procuro ler, e algumas até leio mas me abstenho de comentar, algumas vezes até volto e opino.
Mandou bem.

Domiciliare disse...

O comentário deve ser pessoal, com base na interpretação que foi dada ao texto.
Acredito ser melhor e mais simpático não opinar se não ler o todo, ou então dizer...legal, ótimo texto! que texto tinha texto ali!

Abraços

Karla Nogueira disse...

Oi Sandra, ótimo post! Acho que as pessoas estão tão ligadas nessa questão de ranking, que muitas vezes votam sem ler e até comentam. Como o fator tempo é algo que atinge todo mundo, ou a maioria, prefiro fazer uma pré-seleção do que vou clicar para ler e comentar se for o caso. Bom, mas cada um tem seu ritmo e sua forma de pensar, né? Mas as dicas foram muito boas. Bjs!

Anônimo disse...

Eu leio sempre até o fim e gosto muito de comentar oas artigos, não apra subir no ranking ou para conseguir parcerias e coisas do gênero (se você entrar no meu blog verá que não tenho parcerias).

Eu gosto de comentar, pois gosto que comentem no meu blog também, é o melhor termômetro para conduzirmos o nosso blog de acordo com os interesses de nossos leitores.

O meu mudou muito em virtude de comentários e retorno de artigos.

Já estou eu me alongando e tornando o post estressante, hehehehehehehehehehehehehehehehehe

Anônimo disse...

Sempre leio os textos o que falho é que geralmente penso em um comentário e quando vou escrever aquilo que pensava já foi dito daí não escrevo nada pois não gosto de dizer “A concordo com fulano” e coisa e tal.
Quando a você precisa mesmo comentar: tirando casos que eu não entendo do assunto ou como coloquei antes já foi dito acho importante dar a opinião pois além de deixar o seu blog mais conhecido incentiva quem escreveu a continuar seu trabalho.
Um abraço,
Rodrigo

Anônimo disse...

Sempre leio os artigos antes de comentar. Até porque só comento aquilo que realmente merece um comentário e meu tempo gasto para isso.
Abraços.

joao Assis disse...

Sandra,eu votei essa noticia ontem,mas como ja era muito tarde deixei para comentar hoje,pois não li a mesma por completo,mas o titulo me chamou a atenção,eu sempre leio as noticias que comento,pois só vou expressar uma opinião com conhecimento do texto,nas noticias que voto,muitas vezes não leio a materia por completo,porem prefiro votar em noticias que me chamam a atenção.Muitas vezes leio,releio e não acho conveniente comentar.
Um forte abraço e parabéns pela postagem.

João disse...

Sandra,

Este artigo e comentários deixados aqui,fez-me reflectir e recuar no tempo...no meu inicio no diHITT,há vários meses atrás,em que reparei com pena,haver pouca interacção,poucos comentários,pouco ligamento entre os usuários neste nível.
Havia principalmente o costumo dos votos e noticias enviadas,a tal ponto que incentivei a esta prática comunicativa numa noticia publicada.

Mas o diHITT felizmente evoluiu em todos os sentidos para melhor,inclusive no comentário,essencialmente porque houve uma mudança na pontuação dele e um incentivo do Pablo para ele ser valorizado,o que resultou numa explosão positiva e saudável de comentar,mesmo que haja aqui e ali reparos negativos.

O que posso dizer sobre mim,é que a minha postura tem mantido-se coerente com o inicio,ler com atenção,sempre o faço,votar com consciência da importância da noticia,e comentar com respeito e inteligência,procurar uma interacção com os amigos o mais profunda possível assim.

Os conselhos deixados no texto são correctos Sandra,eles incentivam a sermos rigorosos e rectos na participação,o que concordo,e também com os reparos de comportamentos menos dignos.
Acho até que os votos só deveriam contar e somar depois de comentar...

Abraço Sandra,um bom tema abordado que ajuda a melhorar o diHITT,
joao

Anônimo disse...

Olá,

Parabéns pelo texto. Expressa bem o que penso também...

Dificilmente comento baseado em outros comentários. Geralmente leio o texto e procuro pensar da forma como o autor do texto está pensando... Caso nossos pensamentos sejam os mesmo e o artigo repasse o que também penso, nem comento (o que me faz mentir com esse comentário), mas caso nossos pensamentos sejam discordantes, então tento passar minha idéia através dessa caixinha de 50 colunas e 10 linhas...

Abraços,
Monthiel

Erich Pontoldio disse...

Certa vez postei um video no meu blog sobre ejaculação precoce com 2 minutos de duração ... a grande sacada é que o video é uma piada sobre o problema e se apessoa não fosse até o final do video não entenderia o sentido ... bom, conclusão, recebi os comentários mais idiotas possíveis né...