quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Zumbi dos Palmares -4 coisas que você nao sabia

O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.

O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras. Segundo o site da Seppir, o estado onde mais cidades decretaram a data feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.

Quatro coisas que você não sabia... sobre Zumbi dos Palmares :

01)Ao contrário do que muita gente acha, Zumbi dos Palmares nunca foi escravo. Nasceu já em liberdade, no Quilombo dos Palmares, em meados do século 17. Era descendente de negros de linhagem nobre, de ex-chefes de uma tribo angolana. Sua avó, Aqualtune, era princesa na África. No Brasil, foi escravizada, mas conseguiu fugir para Palmares.

02) Quando Zumbi nasceu, entre 1645 e 1650, Palmares já era um quilombo e tanto. Suas aldeias se multiplicaram a partir de uma sede, fundada no início do século 17 por um grupo de 30 ou 40 escravos que fugiram de engenhos. Chegaram a ocupar boa parte dos Estado de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, com plantações e criações de animais.

03) Pouco se sabe sobre a personalidade e o físico do líder negro. Apenas que era corajoso, sensível e apreciador de artes. Essas características, entre outros detalhes, levaram o professor de antropologia da Universidade Federal da Bahia Luiz Mott a supor que Zumbi pudesse ter sido homossexual. A idéia foi combatida pelo movimento negro baiano.

04) Zumbi foi morto em uma região antes conhecida como Cerca Real dos Macacos, onde hoje fica a cidade alagoana União dos Palmares. Sua figura, no município, tornou-se atrativo turístico. No dia 20 de novembro é lá que acontece uma das principais festas em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Pois é.. isso eu realmente nao sabia!

Fonte:Agencia Brasil e Revista da Folha

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Muito bem, eu não sabia que ele nunca tinha sido escravo. Ótima informação, continue assim nos instruindo.

Um grande abraço

Unknown disse...

Zumbi e um guerreiro e vai sser u heroi pelo resto da vida humana