quarta-feira, 29 de outubro de 2008

5 coisas que você não sabia... sobre Copacabana

01) A praia mais famosa do Rio tem nome inca, que significa mirante do azul. Tudo graças à santa boliviana trazida por espanhóis no século 16, à qual se ergueu a primeira igreja do bairro. Em seu lugar fica hoje o forte de Copacabana.

02) Foi no bairro que Fred Astaire e Ginger Rogers dançaram juntos pela primeira vez, no filme "Voando para o Rio", de 1933. O cenário foi o Copacabana Palace, inaugurado em 1923, que transformou a praia num retiro de luxo dos astros de Hollywood.

03) Hoje cercada por duas igrejas evangélicas e uma delegacia, a Galeria Alaska, no Posto 5, foi o point gay mais disputado da cidade, nos anos 70 e 80, por seus shows, boates e prostituição. A ponto de Agnaldo Timóteo lhe dedicar, em 1975, "Galeria do Amor", um dos primeiros discos "fora do armário" do país.

04) A principal contribuição esportiva da praia foi o futevôlei, criado em 1965. À época, a polícia reprimia o futebol na orla, mas havia redes de vôlei disponíveis. O "drible" dado por Octávio de Moraes, o Tatá, atrai craques até hoje, de Vavá (das Copas de 58 e 62) a Romário.

05) A primeira loja do McDonald's no Brasil foi inaugurada em 1979 ali, na r. Hilário de Gouveia. E prometia que ou o lanche seria servido em 30 segundos, ou seria grátis. Bons tempos...

Fonte:revista da folha

0 comentários: