segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Anvisa diz que isotônico é bebida para profissionais


Bebidas associadas à atividade física, como Gatorade, não deverão mais ser consumidas por esportistas não-profissionais. É o que recomenda proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que será publicada no "Diário Oficial" da União de hoje e submetida a consulta pública por 60 dias.

Hoje, essas bebidas estão enquadradas na categoria de "alimentos para praticantes de atividades físicas". A Anvisa propõe que elas passem a conter a no rótulo a advertência: "Este alimento é destinado exclusivamente a atletas sob recomendação de nutricionista ou médico e não substitui uma alimentação equilibrada". Haverá também uma advertência para que gestantes, crianças e "portadores de enfermidades" não as utilizem.

Na consulta, a agência define que o atleta é o "indivíduo que pratica exercício físico de alta intensidade com o objetivo de rendimento esportivo ou competição". Não é atleta "quem pratica atividade física de forma regular ou esporádica com objetivo de promoção da saúde, recreação, estética, aptidão física, condicionamento, inserção social, desenvolvimento de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional".
A agência justifica que uma alimentação balanceada é suficiente para atender às necessidades de esportistas amadores.

fonte:folha de sao paulo

2 comentários:

Sol disse...

Olá Sandra
Ofereço um presentinho lá no Flores e Pérolas pra você, Fique a vontade para aceitar ou não
Beijos
Sol

Unknown disse...

Oi Sol, muito obrigada aminha linda, aceito sim com certeza.
Muito obrigada mesmo, pois são estes premios que nos no encoraja mais ainda a caprichar.
Um beijao Sol