terça-feira, 11 de novembro de 2008

Conheça os alimentos que podem contribuir para a higiene oral

Ao contrário do que se pensa em um primeiro momento, existem alimentos que podem contribuir para a limpeza da boca, ao invés de juntar ainda mais bactérias. As frutas, como a maçã e a pêra, legumes, como a cenoura, e até o leite, não fazem bem apenas para a saúde, mas ajudam a manter os dentes limpos. "A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente. Durante a mastigação os alimentos, ricos em fibras e de consistência endurecida, removem resíduos e placas em formação, por deslizarem entre os dentes. Acabam por fazer uma autolimpeza bucal", explica Anderson Bernal, dentista especialista em estética e reabilitação oral.
Denominados alimentos detergentes por serem capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, eles servem apenas como complemento da escovação, o que significa que não a substituem em hipótese alguma. Segundo o dentista, ingeri-los após uma refeição é uma alternativa de extrema urgência e não deve ser usada sempre. "Esses alimentos auxiliam na limpeza dos dentes, mas não substituem a escovação, com o uso do fio dental, que deve ser realizada, se possível, após todas as refeições", ratifica.
"A maioria das pessoas não sabe, mas o efeito gerado pela maçã nos dentes é mais eficiente do que mascar um chiclete após as refeições. Os alimentos detergentes retiram restos de comida dos dentes, aliviam o hálito, ativam a salivação, e ainda ajudam na digestão", revela Anderson. É importante lembrar que além de colaborarem na higienização bucal, os mesmos alimentos fortalecem a arcada dentária, além de serem muito importantes para uma boa alimentação, com vitaminas e ingredientes necessários para uma nutrição saudável.

0 comentários: