quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dia do Radialista (07 de Novembro)

Dia do radialista
São muitas as lembranças que nos fazem refletir sobre o desenvolvimento tecnológico promovido pelo ser humano. Olhar para o céu e ver pássaros mecânicos que transportam pessoas, ligar o computador e ler um e-mail de um amigo que mora em outro país ou pegar um pequeno celular e fazer vídeos, fotografar, e baixar músicas. Mas uma das melhores lembranças é da “Era do Rádio”, ocorrida nos anos 40 e 50, no Brasil.Bastava ligar aqueles grandes e pesados aparelhos, e todos corriam para ouvir muitos ruídos e uma programação recheada de musicais, transmissões esportivas, programas de humor, hora certa, entre outros. O rádio era a principal fonte de informação e as vozes dos radialistas disputavam a atenção e o respeito do público. Vozes de profissionais que não aparecem, porém influenciam a vida e o comportamento de muitas pessoas.Os radialistas se tornaram ídolos e até hoje levam informação e entretenimento para os lares dos brasileiros. O Dia do Radialista é comemorado em 07 de Novembro. Os profissionais do rádio são responsáveis por produzir conteúdos de interesse público, narrá-los e comentá-los quando for necessário. Para vários cidadãos os radialistas se tornam amigos e companheiros nas horas de solidão. Antigamente não se poderia carregar o rádio para outros lugares, hoje em dia os ruídos diminuíram, os programas ganharam novos formatos e o rádio cabe na palma da mão.

Obs: O presidente Lula sancionou a lei que muda o dia do radialista de 26 de Setembro para o dia 07 de Novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Ary fez de tudo no rádio. Locutor esportivo, apresentador, comentarista, redator, ator, músico, produtor e diretor. Tinha diploma de curso superior, em Direito, Pelo projeto do Pastor Amarildo (aguardando a decisão do Presidente Lula) no dias de hoje, por não ser formado em Jornalismo, o Brasil seria privado de Ary Barroso, do turbilhão de seu talento.

fonte:Ascom

1 comentários:

Happy Blue disse...

Olá amiga Sandra! Bom Dia!

Parabéns e obrigado por este informativo artigo! Estarei editando o meu post (no campo "datas comemorativas" do Quiosque Azul) que informa a comemoração do dia internacional do radialista no dia 21 de setembro e do dia nacional da radiodifusão no dia 25 de setembro. Colocarei como "NOTA" em meus referidos posts um link para este seu artigo, ok?

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/09/dia-internacional-do-radio-e-do.html

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/09/dia-nacional-da-radiodifuso.html

Fique com Deus!
HappyBlue:)

Ps. Trabalho com informações de referência do livro "Datas comemorativas: cívicas e históricas" da Editora Paulinas.