segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Justiça paulista tira do ar blog de delegado crítico a Serra


Estranho. Muito estranho. A Justiça tirou do ar o blog Flit Paralisante, mantido pelo delegado Roberto Conde Guerra. Não conheço o delegado. Como jornalista, não costumo cobrir assuntos policiais todos os dias. Sei que, mesmo na polícia, há quem torça o nariz para algumas opiniões ou atitudes do delegado...
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador


Mas, qual a justificativa para tirar o ''blog'' do ar? Cometeu crime? É proibido delegado escrever na internet?

O mais estranho é que na sexta-feira ainda, poucas horas depois do despacho do juiz, gente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ligou para as redações ''avisando'': olha o blog do delegado saiu do ar.

Por que tanta diligência, tanta pressa em dar a notícia? Esse é papel de Secretaria de Segurança? A decisão do juiz foi dada sob encomenda para o governo Serra? Por isso, a secretaria estava comemorando?

Estou apenas testando hipóteses — como faz uma conhecida escola do jornalismo serrista, a partir de sua cátedra no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Talvez o juiz tenha uma boa explicação para retirar o blog do ar. No despacho que recebi pela internet, não descobri explicação. Mas, vou atrás.

Sei que, na polícia, o delegado era (e continuará sendo, porque já voltou a escrever em outro endereço) das poucas vozes a enfrentar abertamente a política (?) de Segurança do governo do PSDB.

O blog era também um instrumento importante para jornalistas que acompanham assuntos policiais, até como fonte alternativa: servia como contraponto às informações oficiais que chegam da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

LEIA MAIS....

0 comentários: